desenvolvimento
Abstract
The author is presenting a brief statistics on previous Works about old age showing it as one more phasis on the scale of human development, and introducing different definitions of “old age” asbeing the consequence of an evolutive and involutive process simultaneously.
O processo de envelhecimento humano é o período do Ciclo Vital que só recentemente (mais ou menos há 5 décadas) mereceu estudos sistemáticos. As primeiras investigações relacionavam-se basicamente às modificações fisiológicas e perdas de sistemas vitais do organismo, que ocorriam à medida que o indivíduo envelhecia e atingia os anos da Senescência. Datam do início dos anos 20 as primeiras pesquisas e observações sobre Psicologia do envelhecimento humano.
Stanley Hall em 1922 fez uma investigação pioneira publicando o livro Senescence: the Hall of Life, após ter se dedicado à infância e à adolescência (cf. Munn, 1965; Havighurst, 1973 in Baltes & Schale, 1973).
Os anos da Velhice sempre foram associados a limitações e deficiências. Talvez por isso sejam encarados como um período extraordinário da vida, aparecendo muitas vezes como objeto da Psicologia do Excepcional, e não do desenvolvimento humano natural. Por exemplo, Telford e Sawrey (1976) dedicam o último capítulo do seu livro – O Indivíduo Excepcional – aos anos da Velhice, após terem descrito detalhadamente as características dos deficientes visuais e auditivos, dos retardados mentais, dos superdotados, enfim, daqueles que fogem de uma suposta norma estabelecida para o comportamento. A Velhice, nesse caso, é vista como um período