desenvolvimento
CURSO TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO PRODUTO NA INDÚSTRIA DE LEITE E DERIVADOS
Autores:
A tendência de produção de leite para os próximos anos é de um aumento mundial do volume produzido, principalmente nos países em desenvolvimento onde existem condições climáticas favoráveis para a atividade, permitindo o pastejo dos animais na maior parte do ano, diminuindo os custos de alimentação, mão-de-obra e de capital empregado. Estas tendências indicam uma migração da produção para áreas mais populosas e com menor custo de produção. No Brasil, confirma-se essa tendência de aumento da produção de leite, principalmente nas regiões de cerrado (ZOCC E GOMES, 2009).
As mudanças de hábitos de consumo, como a busca por praticidade e conveniência, fast food, produtos com baixo teor de gordura e crescente consciência dos aspectos nutricionais e de saúde, também devem ser consideradas no mercado de lácteos. Em resumo, os agentes que atuam na cadeia de lácteos devem adequar-se aos requerimentos do mercado globalizado, inclusive com vistas à exportação, (ZOCC E GOMES, 2009).
De acordo com COGO (2009), a crise financeira provocou uma mudança no perfil de consumo. Se em 2008, o consumidor recorreu a financiamentos para adquirir bens duráveis, este ano vem aplicando a maior parte da renda em alimentação. O consumidor deixou de ter acesso a crédito e passou a comprar alimentos.
Visando as novas tendências do mercado, este trabalho tem o objetivo conhecer as necessidades dos consumidores em produtos lácteos, bem como apresentar a definição de escopo do projeto, interesse pelo projeto e definição das atividades e sequência das ações a serem realizadas para o desenvolvimento de um novo produto.
2 ESCOPO DO PRODUTO
Para definir a necessidade dos consumidores foi realizada