desenvolvimento
Os termos “subdesenvolvimento” e “terceiro mundo” são usados desde o final da Segunda Guerra para classificar os países onde a maioria da população têm condições precárias de vida.
Em seus relatórios a ONU e o Banco Mundial não usam mais a expressão “países subdesenvolvido” e sim, “país em desenvolvimento em oposição a “país desenvolvido”
O grupo dos países desenvolvido é elativamente homogêneo do ponto de vista socioeconômico, mas o grupo dos países em desenvolvimento é bastante heterogêneo. E como classificar os países que até o inicio dos anos 1990 adotavam o modelo econômico socialista?
Entre às décadas 1940 e 1960 – houve um generalizado processo de descolonização - África e na Ásia - e surge vários países independentes, todos marcados por profundos problemas socioeconômicos: altas taxas de natalidade e mortalidade baixa expectativa de vida subnutrição analfabetismo
Nessa época, a maior visibilidade desses problemas levou o mundo a ter maior consciência das desigualdades entre os países e foram criados os conceitos de “subdesenvolvimento” e terceiro mundo”.
A maioria dos povos que habitam essas ex-colonias tem um padrão de vida muito inferior ao considerado mínimo para atendimento das necessidades básicas de: alimentação moradia saneamento básico saúde educação e trabalho Esses países apresentam baixos índices de desenvolvimento humano e econômico.
Os novos Estados africanos, asiáticos e a maioria das nações latino-americanos, têm algumas coisas semelhantes: problemas em sua estrutura social e política economias frágeis e dependentes exportam essencialmente produtos primários de origem agropecuária e mineral profundas desigualdades sociais e regionais em cada um desses países na maioria, população tem condições precárias de vida
Segundo a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) há os “países emergentes” e os “países menos