desenvolvimento
Primeira, segunda e terceira semana
Fertilização
Encontro
e união de dois gametas, haplóides, com a fusão dos seus núcleos e formação de um zigoto diplóide. normalmente na ampola da tuba uterina.
Ocorre
Fertilização
Fertilização
A
fertilização é uma complexa sequencia de eventos moleculares coordenados que se inicia com o contato entre o espermatozóide e o oócito. termina com a mistura dos cromossomos maternos e paternos na metáfase da primeira divisão mitótica do zigoto.
E
Fases da fertilização
Passagem do espermatozóide através da corona radiata. Penetração da zona pelúcida – “reação zonal” Fusão das membranas plasmáticas.
Fases da fertilização
Término da segunda divisão meiótica do oócito e formação do pronúcleo feminino. Formação do pronúcleo masculino. Quebra das membranas nucleares, condensação dos cromossomos e arranjo dos cromossomos para a primeira divisão celular mitótica.
Fases da fertilização
Fases da Fertilização
Dispermia
Triploidia: Fertilização anormal em que entram dois espermatozóides
Resultados da fertilização
Estimula o oócito II a completar a segunda divisão meiótica. Restaura o número diplóide de cromossomos no zigoto (46). Mistura os cromossomos maternos com os paternos. Determina o sexo cromossômico do embrião a partir do cromossomo do pai. Causa a ativação metabólica do oócito que inicia a clivagem (divisão celular do zigoto)
Clivagem do zigoto
Série de divisões mitóticas repetidas do zigoto. Resultam em um rápido aumento do número de células. E as células (chamadas de blastômeros) vão se tornando menores.
Primeira semana do desenvolvimento embrionário
Clivagem do zigoto
Após o estágio de oito células, os blastômeros alinham-se e formam uma bola compacta de células. Com 12 a 15 blastômeros: Mórula As células internas da mórula (embrioblasto) são circundadas por uma camada de