desenvolvimento
Para que haja desenvolvimento é essencial que haja um processo de crescimento da renda por habitante, em produto agregado por habitantes, ou da produtividade. Não existe desenvolvimento sem que a produção e a renda média cresçam. As críticas a esta medida são inúmeras.
Existem processos de crescimento da renda por habitantes, especialmente em países produtores de petróleo, que não indicam real desenvolvimento. É verdade, por outro lado, que.
O desenvolvimento implica mudanças estruturais na economia e na sociedade os quais a renda por habitantes não capta, mas estas transformações já estão implícitas na sua definição ligada à revolução capitalista.
D e acordo com SCHUMPETER, haveria na economia a figura de um operacional ou, como passou a ser conhecido o empresário inovador.
Em suma, o desenvolvimento econômico é um processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo período de tempo. A renda nacional real refere-se ao produto total do país de bens e serviços finais, expresso não em termos monetários, mas sim em termos reais, a expressão monetária da renda nacional deve ser corrigida por um índice apropriado de preço de bens e consumo e bens de capital.
O subdesenvolvimento é um desequilíbrio dos avanços tecnológicos produzidos pelo capital industrial do lado das inovações que incidem diretamente sobre o estilo de vida. O processo implica a atuação de certas forças, que operam durante um longo período de tempo e representam modificações em determinadas variáveis.
Os detalhes do processo variam sob condições diversas no espaço e no tempo, mas não obstante, há algumas características comuns básicas, e o resultado geral do produto nacional de uma economia que, em si própria, é uma variação particular a longo prazo.
O processo de desenvolvimento econômico consiste na eliminação das privações de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de