Desenvolvimento
As discussões sobre avaliação de desempenho de pessoas, processos ou até mesmo de organizações, tem ganhando força nos últimos tempos, graças aos efeitos da globalização no meio empresarial. O objetivo principal deste estudo é encontrar a partir disso, meios adequados para se realizar uma boa avaliação, meios estes, que na maioria das vezes levam muito mais em conta a subjetividade do analista amparada pela teoria existente, quanto à determinação de variáveis como período de projeção, demanda, custo de capital, dentre outros fatores.
Toda empresa se insere num meio ambiente onde se originam os recursos utilizados para desenvolver sua atividade e destina os seus resultados. Existem 3 elementos interdependentes no esquema de um sistema organizacional: entradas, processos e saídas, todas cercadas pelo meio ambiente que provoca mudanças na estrutura e desempenho, assim, afetando o sistema como um todo. Alguns aspectos relevantes que influenciam no desempenho do sistema organizacional são:
a-Atuação do estado nas áreas política e legal. b- Situação da economia e do sistema financeiro do país. c-Desenvolvimento e disponibilidade tecnológica. d- Nível educacional e cultural da sociedade. e- Concorrência de outras empresas. f- Preocupação com ecologia e preservação do meio ambiente. • Entradas - São os recursos que a empresa obtém ou extrai do ambiente, abrangem as informações, capital, mão-de-obra, equipamentos, etc.
• Processamento - Refere-se a competência dos funcionários que compõem a empresa para transformar os recursos da entrada em bens e serviços.
• Saídas - São os resultados do processamento na forma de bens, serviços ou produtos que