desenvolvimento e treinamento
Portanto treinar é desenvolver habilidades para executar tarefas por determinado trabalho, aumentando o conhecimento e a perícia no que tange a função a um determinado cargo seja ele qual for, desde o mais simples, até a função mais complexa dentro das organizações.
A origem do treinamento e do desenvolvimento nos remete aos primórdios da civilização quando os chamados “homens das cavernas” ensinavam aos seus descendentes como sobreviver naquela época. Somente durante a segunda guerra mundial é que o treinamento e o desenvolvimento começaram a se estruturar de uma maneira mais organizada e sistemática. Desde então, diversas empresas utilizam as práticas de treinamento e desenvolvimento em seus negócios. (VARGAS, 1996)
Os seres humanos aprendem de diversas maneiras. Nas empresas, algumas situações que proporcionam aprendizagem são formais, outras não. O treinamento, o desenvolvimento e a educação corporativa, são, em regra, formais. (ABBAD & BORGES-ANDRADE 2004).
A história das práticas de treinamento e desenvolvimento sempre foi muito vinculada com a Administração e seus diversos modelos, mas ao longo do tempo acabou sendo influenciada também por diversas disciplinas, tais como a psicologia, a sociologia, a engenharia, a educação, e mais recentemente, pela tecnologia da informação. Desta forma, as práticas de treinamento e desenvolvimento vivenciaram diversos momentos,