Desenvolvimento e Socialização
O termo desenvolvimento tem vários significados. Pode ser entendido como o processo de evolução, crescimento e mudança de um objecto, pessoa ou situação específica em determinadas condições.
A socialização pode ser definida como o processo contínuo de aprendizagem e de interiorização de normas e valores, característicos de um determinado meio social, ao qual um indivíduo faz parte.
DESENVOLVIMENTO E SOCIALIZAÇÃO
Desenvolvimento é um processo complexo que envolve múltiplas variáveis organizadas em sistemas e subsistemas que interagem entre si. Quando falamos em desenvolvimento humano, temos de ter em conta vários factores: anátomicos, bioquímicos, neurofisiológicos, motores, perceptuais, cognitivos, linguísticos e sociais. Nenhum destes subsistemas pode ser encarado de forma independente e autónoma. Todos estão interligados por relações interactivas, isto é, a modificação de um tem como consequências alterações em todos os outros sistemas.São várias concepções e teorias sobre o desenvolvimento, que se destiguem pelos os princípios de que partem, bem como pelos aspectos que privilegiam.
Piaget apresenta uma teoria que privilegia o aspecto cognitivo, do desenvolvimento, encarando como um processo descontínuo, uma evolução por quatro estádios que correspondem a uma progressiva adaptação do sujeito ao meio.
Freud apresenta uma teoria que privilegia a evolução da psicossexualidade, identificando cinco estádios psicossexuas. A sexualidade é vivenciada de forma diferente em cada estádio, sendo cada estádio atravessadopor conflitos específicos.
Erikson apresenta uma teoria que encara o desenvolvimento como um processo que decorre desde o nascimento até á morte. Distingue oito idades do ciclo de vida, sendo cada uma delas atravessada por crises. Dá particular importância à componente psicossocial do desenvolvimento, ao passado sociocultural do sujeito.
É no interior da sociedade que o homem vive, se