Desenvolvimento e progresso
Houve um tempo em que o bem-estar da sociedade se media pelo seu desenvolvimento económico. Nas últimas décadas, a consciência política fez-nos compreender que o dinheiro não é tudo e que a economia é um meio de atingir o bem-estar humano e social numa época de mundialização. A mobilidade é também parte integrante do mundo moderno. A migração económica, se for adequadamente gerida, pode ser benéfica para os povos da Europa e das outras partes do mundo. Por conseguinte, às medidas económicas veio juntar-se toda uma série de medidas sociais e humanas.
CONCEITO - ELTHON
Desenvolvimento - O Desenvolvimento humano, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é aquele que situa as pessoas no centro do desenvolvimento, trata da promoção do potencial das pessoas, do aumento de suas possibilidades e o desfrute da liberdade de viver a vida que eles valorizam. A publicação mais importante sobre o desenvolvimento humano é o Informe Anual Mundial sobre el Desarrollo Humano do PNUD.
Progresso - Progresso social é definido como o progresso de uma sociedade, o que a faz a sociedade melhor do ponto de vista geral daqueles que tentam induzi-lo. O conceito de progresso social foi introduzido nas primeiras teorias sociais do século XIX, especialmente aquelas dos evolucionistas sociais tais como August Comte e Herbert Spencer. Está presente nas filosofias da história do Iluminismo.
DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE – EWERTON E FELLIPE
Os instrumentos de trabalho começaram por ser pedras em forma de cunha1, ossos e paus. À medida que tinham mais experiência, os homens começaram a produzir facas e machados de pedra. Essa mesma experiência também ensinou aos homens que a elasticidade da madeira podia ser aproveitada, e inventaram o arco e a flecha. A descoberta e a utilização do fogo ocorreram muito tarde. Com o fogo o homem pôde proteger-se melhor do clima agreste, produzir novos utensílios, começar a aproveitar os metais. Pôde