Desenvolvimento e gestão de produto
Produto: Aspirador de dejetos de cães e gatos.
PANORAMA DO SETOR
MACROAMBIENTE
ECONÔMICO:
Fenômenos como a humanização dos animais de estimação, a qual esta diretamente ligada à evolução do consumo de produtos e serviços voltados para este novo tipo de consumidor, torna-se cada vez mais relevante enquanto atividade econômica. A população de animais de estimação cresce proporcionalmente ao número de pessoas e a cada dia os bichinhos ganham mais espaços dentro das casas. O setor apresenta um crescimento médio de 17% ao ano, desde 1995. Segundo a Assofauna, o mercado movimenta cerca de US$ 1,5 bilhões ao ano. Uma pesquisa realizada pelo EuromonitorInternational intitulada Pet Foodand Pet CareProducts in Brasil revela que os acessórios para animais de estimação cresceram 185%.
SOCIAL:
Segundo a Assofauna 63% das famílias brasileiras de classe A e B possuem animais de estimação e os consideram como membros da família. Este número passa para 64% quando se trata da classe C. O Brasil possui a terceira maior população de cães do mundo, ficando somente atrás dos Estados Unidos e China e 90% do volume de pet food é destinada a eles.
POLITICO:
A Lei Distrital nº 2.095, de 29 setembro de 1998, determina que os proprietários são responsáveis pela remoção das fezes de seus animais em vias públicas, bem como por eventuais danos causados a terceiros, como problemas de saúde, por exemplo. Se não cumprida, a lei acarreta multa (sem valor especificado). O Cãoduta existe há três anos e funciona também em São Paulo. O empresário João Ribeiro pretende instalar os postos em parques e áreas de grande circulação. Outro tipo de kit dog é o que é instalado dentro do próprio prédio, então os donos podem recolher os saquinhos antes do passeio com o bicho. Esse tipo de kit exige autorização não só da prefeitura, mas do síndico. A Associação