Desenvolvimento Sustentável
O conceito de desenvolvimento sustentável foi estabelecido no Relatório Brundtland afirmando que o desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual recursos, investimentos, desenvolvimento tecnológico e mudança institucional convergiam a fim de atender às necessidades e aspirações humanas. Essa definição pode ser acrescida com o detalhe dessa mobilização gerar benefícios para gerações presente e futuras. Diante de tal conceituação as mais diversas áreas apresentam objetivos peculiares. Tem-se os exemplos como as áreas social e ética. O objetivo da área social pode ser visto como a geração de empregos, melhoria no perfil de distribuição de renda e padrões de consumo, enquanto na ética voltada para os valores e crenças.
Anos posteriores, ocorreu a RIO-92, Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, reunindo 179 países. Nesse evento lançou-se a Agenda 21, documento esse tido como um guia para alcançar o desenvolvimento sustentável. Um aspecto importante em relação ao desenvolvimento sustentável é a sua vinculação aos aspectos econômico, tendo inclusão de novas técnicas de avaliação econômica atreladas a ética e políticas concernentes à proteção ambiental. O desenvolvimento sustentável requer engajamento popular para sua devida implementação. Portanto, sucintamente, o desenvolvimento sustentável é a administração dos conflitos pertinentes a sociedade em crescimento.
O alinhamento do crescimento econômico ao caos ambiental remete a idéia de que taxa zero de crescimento material seriam uma