desenvolvimento sustentável
É evidente que a população mundial tem causado grande impacto sobre o ambiente natural. Isso se deve, basicamente, a essa visão de mundo fragmentada que não estabelece uma relação equilibrada entre os indivíduos e a natureza. A educação é a mais fantástica troca de conhecimentos que há entre os seres humanos, pois tem como finalidade romper os limites do conhecimento e formar, através da escola, pessoas criticas e democráticas, o que de fato, não é função somente da escola, certamente há diversas formas e situações de se absorver e transmitir conhecimento.Não bastam apenas mudanças individuais é com diferentes olhares, decorrentes das diferentes culturas e trajetórias individuais e coletivas, que se constrói uma trajetória em busca de um futuro sustentável.
A educação ambiental deve ter como base pensamento critico e inovador, em qualquer tempo e lugar, em seu modo formal e/ou informal, ultrapassando os muros das escolas, promovendo transformações e mudanças de valores, de comportamentos, de sentimentos e de atitudes, que deve se realizar junto a toda população de forma permanente e contínua, moldando assim a sociedade que propicie um amanhã melhor a todos.
Segundo Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Portanto é no sentido de promover a