Desenvolvimento sustentável
TEMA: Conferência de Estocolmo
TÍTULO: Educação Ambiental e Cidadania
OBJETIVOS:
° Conscientizar a população para o controle e preservação do meio ambiente.
° Verificar a posição dos governantes brasileiros na Conferência diante dos governantes dos países do Norte.
JUSTIFICATIVA:
Os movimentos ambientalistas radicais e a crescente preocupação das autoridades oficiais e dos cientistas não impediram que se multiplicassem os desastres e degradações ambientais dos lagos, rios, das florestas e dos aglomerados urbanos. A incidência das grandes queimadas e desmatamentos faz com que a consciência ecológica venha a ser o ponto de partida para a solução do problema global e do perigo que ameaçam o planeta.
INTODUÇÃO:
A Educação Ambiental surge como uma necessidade de conscientização pelo simples fato de que não existe a devida preocupação para a preservação do meio ambiente. Esse tipo de constatação gerou o movimento de defesa do meio ambiente, que luta para diminuir o acelerado ritmo de destruição dos recursos naturais ainda preservados e populações que dependem dessa natureza.
DESENVOLVIMENTO:
A Conferência de Estocolmo, realizada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 05 de junho de 1972, congratulou-se a primeira reunião mundial entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento.
A proposta central de discussão na Conferência era a preservação do meio ambiente, os problemas ambientais sob a óptica da poluição industrial e da conservação dos recursos naturais.
O Brasil por conter grandes reservas de recursos naturais, entre as quais as maiores de água potável e por ser o maior repositor da biodiversidade do planeta, e conter uma maior floresta, considerada o pulmão da humanidade, escandalizou a nação brasileira e os países desenvolvidos de primeiro mundo que defendiam o meio ambiente. A situação política vivida na época, o regime militar, um país de muitas riquezas naturais, numa posição de