DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE SOCIAL
Referência:
RESUMO: O artigo discute o desenvolvimento sustentável, em especial, em seu aspecto social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que pretende contribuir para o avanço do conceito de sustentabilidade social, expondo sua dimensão do desenvolvimento sustentável e os principais aspectos nela envolvidos.
1. INTRODUÇÃO
Grande atenção tem sido dada a dimensão ambiental quando são discutidas questões referentes a desenvolvimento sustentável. A inclusão de aspectos sociais nos debates e práticas de sustentabilidade tem sido marginal, comparada com o foco nas outras duas dimensões do desenvolvimento sustentável, ou seja, nos aspectos econômicos e ambientais da sustentabilidade.
2. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O TRIPLE BOTTOM LINE
A Organização das Nações Unidas publicou em 1987 o relatório Nosso Futuro Comum, onde definiu o desenvolvimento sustentável como aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade nas gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades.
As discussões do tema sobre o desenvolvimento sustentável ganharam maior clareza por meio do modelo do inglês John Elkington, que dimensionou a sustentabilidade em 3 aspectos: ambiental, econômica e social. Ao adotar a filosofia do Triple Bottom Line, uma organização considera uma posição de prosperidade econômica, qualidade ambiental e justiça social.
Pode-se argumentar que já é um avanço o fato de as organizações, o meios acadêmicos e a mídia proclamarem que devem lançar novo olhar e cuidado em relação as questões ambientais; trata-se de um cuidado mais proclamado, buscado e almejado, do que, de fato, concretizado.
3. METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, e em relação aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica.
O estudo bibliográfico sobre o tema conduziu aos trabalhos de Labuschagne, Brent e Erck