DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS AMBIENTAIS
Adão Marcos Ferreira Costa.
Acadêmico do curso de Química Ambiental na Universidade Federal do Tocantins - Campus Universitário de Gurupi; Gestor Público pela Fatec (Faculdade Internacional de Curitiba). Resumo
Desenvolvimento sustentável refere-se a utilização dos recursos naturais sem destruir a natureza. Ele começou a ser abordado em 1972 em Estocolmo, capital sueca na Primeira Conferência Mundial das Nações Unidas sobre meio ambiente.
O termo desenvolvimento sustentável surgiu mesmo em 1987 na Comissão Mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento, que conclui um relatório denominado Nosso Futuro Comum, que propôs alternativas para o desenvolvimento e o meio ambiente, mas começou aparecer nos debates internacionais somente em 1992 com a ECO-92.
O crescimento econômico e o consumismo mundial estão enfraquecendo cada vez mais os recursos naturais. Buscar alternativas como a reciclagem, o uso de energia renováveis, incentivos para empresas e investimentos governamentais em preservação ambiental, pode ser opções para alcançar um crescimento equilibrado com preservação da natureza.
Palavras chave
Desenvolvimento sustentável, meio ambiente, preservação, recursos naturais.
Introdução
A humanidade em busca do desenvolvimento e crescimento econômico tem degradado constantemente o meio ambiente, levando a extinção de várias espécies da flora e fauna, isso também tem causado ameaça à própria sobrevivência humana, com tanta poluição, desmatamentos, queimadas, aumento da emissão de gás carbônico e dos gases causadores do efeito estufa, fertilizantes e muitos outros estão limitando cada vez os recursos naturais, o planeta está se tornando insustentável.
O desenvolvimento sustentável surgiu em 1992 no Rio de Janeiro com a (ECO-92), e passou a ser visto como suma importância para a manutenção da vida no planeta. Depois dessas conferências o termo “desenvolvimento sustentável” ocupa