Desenvolvimento Sustentável das Agroindústrias Familiares do Vale do Jaguari
I Congreso Latinoamericano de Administración
IV Encuentro Internacional de Administración de la Región Jesuítico Guaraní
Posadas, 08 e 09 de setembro de 2014.
Área temática: Entidade Intermediaria
Subárea temática: Gestão Ambiental
Santos, Aline Martins dos.1
Lacerda, Tiago Gorski.2
Deus, Cynthia Vargas de.3
RESUMO
O estudo contempla o desenvolvimento sustentável das agroindústrias familiares através dos levantamentos de procedimentos sustentáveis e melhorias necessárias para a produção agroindustrial a fim de promover a sustentabilidade na região do Vale do Jaguari. O principal objetivo visa identificar de que maneira as agroindústrias familiares do Vale do Jaguari podem se desenvolver de maneira sustentável sem prejudicar o meu ambiente. A metodologia caracteriza-se como pesquisa de campo e aplicada, sendo que a natureza dos dados pode ser considerada qualitativa. A pesquisa realizou-se através de um questionário com perguntas abertas e fechadas com os gestores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e os Secretários da Agricultura, e por observações realizadas nas agroindústrias familiares dos municípios de Mata, Nova Esperança do Sul e Jaguari da Região do Vale do Jaguari com a finalidade de sugerir melhorias no desenvolvimento sustentável da região.
Palavras-chave: agroindústria, sustentabilidade, desenvolvimento.
1. INTRODUÇÃO
No mundo globalizado, a sustentabilidade tem sido alvo de debates e preposições, pois o mercado busca soluções criativas para a produção dos seus produtos sem prejudicar o meio ambiente e a sociedade em geral.
A regionalização e a sustentabilidade das cidades e da zona rural juntamente com o setor público também procuram alternativas e sugestões, a fim de conhecer a melhor forma de utilização do capital em prol do desenvolvimento sustentável de um determinado lugar.
Conforme Siedenberg