desenvolvimento sustentav l
Muitas são as formas de se interpretar o desenvolvimento. Ao longo dos séculos seu significado foi se transformando e se adaptando conforme a realidade. Por muito tempo e até mesmo nos dias de hoje desenvolvimento é sinônimo de progresso econômico, entretanto o novo objetivo do desenvolvimento é quebrar com esse paradigma economicista, considerando novos elementos e principalmente o uso do responsável do meio ambiente.
É unânime o debate sobre como usar de forma eficiente, eficaz, responsável e econômica os bens naturais que a natureza ainda nos oferece. O tema central deste debate hoje é sobre como explorar de forma sustentável meio ambiente alinhado ao desenvolvimento social e econômico. Ao longo dos anos as maiores indústrias deixaram rastros de malefícios nas comunidades e países por onde passou, o prejuízo foi incalculável. Diante dessa emergência de se rever as formas de extração.
Alem das indústrias, outro ator que se mostra presente hoje é a comunidade como protetora do território em que vivem com forte presença de movimentos ambientais e ONGs. Ou seja, hoje temos a presença de diferentes STAKEHOLDERS envolvidos no processo. É nesse contexto dinâmico que surgem novas formas de extração do meio ambiente.
Este trabalho tem o objetivo de mostrar um estudo de caso inovador da Indústria de minérios ALCOA que se instalou no município de Juruti- PA unindo tecnologia, meio ambiente, matéria prima e comunidade para a promoção do desenvolvimento de forma sustentável.
2. Referencial teórico
2.1 Sociedades sustentáveis, crise da percepção e mudança de paradigma
A conferência das nações unidas, sobre o ambiente humano, de 1972, ocorrida em Estocolmo, colocou a dimensão do meio ambiente na agenda internacional. Foi a primeira vez que o meio ambiente foi reconhecido como parte do desenvolvimento e como limitante para esse. Foi nesse momento que começou uma mudança de pensamento e uma emergência desta mudança, pois o progresso econômico a todo custo