Desenvolvimento Regional Oportunidades para os produtores independentes de gusa
Autor: João Orlando R de Menezesi
Resumo
Produtores independentes de ferro-gusa precisam de novas metas focadas na sustentabilidade, cooperação, com novas estratégias de atuação e de investimentos. As propostas do artigo sugerem vias para aumentar a competitividade das usinas no mercado doméstico e mundial, trazendo maior valor para os sócios e para a comunidade onde estão inseridas.
Neste artigo são abordados os conhecimentos da tese de MENEZES (2008) sobre as vantagens do capital social no desenvolvimento regional propondo análise de oportunidades para a indústria focada na rede de relacionamento das pessoas e empresas. São sugeridas vantagens na constituição de cooperativas (ou clusters) que alavanquem investimentos de um polo metalomecânico, que por sua vez viabilizará a melhoria tecnológica da unidade fabril e a produção de insumos básicos para os guseiros, qual seja carvão vegetal, minério de ferro e gás de xisto. Na consolidação dos conceitos, foi discutida a criação de valor para os clientes, com mix de maior valor agregado dos produtos no mercado, e a criação de uma moeda complementar (ou social), aceita entre os stakeholders, objetivando segurança contra a volatilidade do mercado.
Palavras-Chave: cooperação; capital social; ferro-gusa; carvão-vegetal; gás de xisto; moeda social; guseiros.
Abstract
Brazilian independent pig iron producers shall rethink goals with focus on sustainability, cooperation, new operating strategy, and investment. The article suggests ways to enhance firm competiveness in the domestic and export market, bringing value to their shareholders and the surrounding community.
In the article were addressed the theses from MENEZES (2008) on regional development and the role of social capital, when proposing opportunities for the industry, aiming at bonding people and firms. The paper suggests the need to study the advantages of metal-workers cooperatives