Desenvolvimento produtivo no Brasil
Este trabalho tem como objetivo falar sobre a melhoria da capacidade produtiva no Brasil, conceito e como trabalhar as oportunidades que as nossas riquezas podem oferecer, a inclusão social e produtiva, a geração de renda e a responsabilidade.
Introdução
Durante o século XX, a economia brasileira acostumou-se a alternar, em períodos bastante curtos, fases de estagnação e de crescimento. Tal realidade impediu que o país, até os dias de hoje, vislumbrasse o panorama ideal de desenvolvimento sustentável, capaz de, a longo prazo, provocar real elevação da capacidade produtiva, aumento de renda e diminuição das taxas de desemprego.
Melhoria da capacidade de produção no Brasil
Werkema (1995) define processo como sendo um conjunto de causas, advindos de maquinas, matérias primas, etc. que provoca um ou mais efeitos nos produtos. O processo é controlado através dos seus efeitos.
Os itens de controle de um processo são índices estabelecidos sobre os efeitos de cada processo para medir asua qualidade total. Um "problema" é o resultado indesejável de um processo. Portanto, problema é um itemde controle com o qual não estamos satisfeitos. Para conduzir um bom gerenciamento do processo é preciso que numa primeira instância aprenda a localizar os problemas e identificar a possibilidade de solucioná-lo, buscando a melhoria contínua.
Para efetivo aumento da capacidade produtiva há que se considerar a melhoria da qualidade dos processos e dos produtos. Stevenson (1999) mostra que, cada vez mais se evidencia a irreversibilidade da busca da qualidade, como fator que determinará o futuro de uma empresa ou organização, no sentido de sua sobrevivência no mercado.
Muitas empresas preferem adotar a terceirização como forma de melhoria da capacidade produtiva, redução de custos, flexibilização dos processos e adequação dos recursos disponíveis á demanda, dentre outros fatores. O fornecedor é uma