DESENVOLVIMENTO:PRE OPERATORIO SEGUNDO A TEORIS DE PIAGET

4538 palavras 19 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

BABIELE PORTO DE OLIVEIRA, RU 691033, TURMA 2011/08

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA FASE DO PRÉ-OPERATÓRIO SEGUNDO AS TEORIAS DE JEAN PIAGET

SÃO LEOPOLDO
2013

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Jean Piaget, um biólogo e teórico interacionista, nascido na Suíça, criou a sua mais famosa teoria “Epistemologia Genética” que nada mais é do que os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo desde o seu inicio, pesquisou e estudou a teoria dos estágios do desenvolvimento infantil, a qual pretendo aprofundar meus conhecimentos no segundo estágio, chamado pré-operatório.
Esta fase do desenvolvimento da criança compreende dos dois a sete ou oito anos de idade, e o que marca a passagem do estágio anterior para o pré-operatório é a representação simbólica, sendo capaz de interiorizar as suas ações práticas. A criança consegue se expressar pela linguagem, mas também se expressa por meio de desenhos, jogos simbólicos, sonhos, imagens mentais e imitações. Acredita que tudo acontece porque ela deseja que assim seja. Só é noite porque ela irá dormir, e não seria noite se ela não fosse mais dormir. A criança se encontra no estado de animismo, para ela todos os animais falam, por isso que as crianças desta fase se encantam tanto com histórias, dá vida às coisas e a seres, acredita que suas fantasias existem de verdade.
No realismo, a criança acredita que os sonhos e sentimentos existem de verdade, não entende que pode ser um ponto de vista, para ela quanto maior for à palavra, maior o objeto que ela representa, pois ela faz uma ligação do tamanho da palavra para o tamanho da coisa, para ela é difícil compreender que mar é uma palavra pequena, mas representa algo grande ou que formiga é uma palavra grande e o inseto é pequeno. O antropomorfismo é a tendência de a criança atribuir formas humanas a seres não humanos como desenhar um sol ou uma nuvem com braços, pernas, olhos, nariz e

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Aritm tica dos n meros inteiros Paterlini
    96017 palavras | 385 páginas