DESENVOLVIMENTO POSTURAL
A postura, que consiste na disposição relativa do corpo em um determinado momento, é um composto de posições das diferentes articulações do corpo naquele momento. A posição de cada articulação tem um efeito sobre a posição das outras articulações. Ao nascimento, toda a coluna vertebral é côncava anteriormente. As curvas observadas ao nascimento são chamadas e curvas primárias. À medida que a criança cresce, surgem curvas secundárias que são convexas anteriormente. Em torno dos 3 meses de vida, quando a criança começa a levantar a cabeça, a coluna cervical torna-se convexa anteriormente, produzindo a lordose cervical. Na coluna lombar a curva secundaria desenvolve-se em torno de 6 a 8 meses, quando a criança começa a sentar. Na velhice as curvas secundárias voltam a desaparecer quando a coluna vertebral começa a retornar a uma posição flexionada em decorrência da degeneração discal, calcificação ligamentar, osteoporose e encunhamento vertebral.
Na criança, o centro de gravidade encontra-se no nível de T12. À medida que a criança cresce, o centro de gravidade desce, localizando-se no nível de S2. A criança fica em pé com a base alargada e os joelhos flexionados para manter o equilíbrio. Os joelhos tornam-se ligeiramente arqueados para dentro (geno varo) até aproximadamente os 18 meses de idade. A seguir, os joelhos se tornam valgos (geno valgo) até aproximadamente os 3 anos de idade. Em torno de 6 anos de idade, os membros inferiores devem tornar-se naturalmente alinhados. De acordo com a figura a seguir.
A coluna lombar da criança tem uma curva exagerada (lordose excessiva). Essa curva acentuada é causada pela presença do grande conteúdo abdominal, fraqueza da musculatura abdominal e pelve pequena, características das crianças desta idade.
Inicialmente, uma criança apresenta pés planos (pé chato) em conseqüência do desenvolvimento mínimo da área longitudinal medial e do coxim adiposo localizado no arco. À