Desenvolvimento pessoal e profissional
Tutora Presencial Márcia Campelo
Tutora EAD Priscila Beck
Tecnologias Aplicadas a Educação
Pelotas / 2011
A integração da educação, tecnologia e a prática Pedagógica
Nos dias atuais cada vez mais as tecnologias fazem parte da vida escolar. Tecnologias como: o computador, som, dvd, televisão, data show, câmeras fotográficas estão presentes no cotidiano escolar para dar apoio ao professor na hora de construir o conhecimento.
A internet tem sido uma aliada fundamental na elaboração dos planos diários e também na hora da pesquisa, os recursos tecnológicos dão base e facilitam na hora da compreensão do conteúdo.
É muito fácil construir e adquirir o conhecimento, assistindo um filme que fale do conteúdo, escutando uma música do tema da aula, através de slides com e fotografias do dia-a-dia.
Com base nisso o professor deve estar integrado com as tecnologias, pois ambos precisam estar interligados, para resultados positivos surgirem ao longo do processo de aprendizagem.
Aspectos positivos na integração das tecnologias na escola
As escolas vêm sendo transformadas com a nova cultura da tecnologia, para facilitar o aprendizado professores ganharam aliados na construção do conhecimento.
È importantíssimo destacar que sozinha a tecnologia não informa nem constrói o conhecimento. O professor deve estar atualizado para utilizar as novas técnicas como um recurso. A integração da aula com as tecnologias além de melhorar a aprendizagem estimula o aluno a pesquisar, a realizar novas atividades, proporciona aulas mais criativas e dinâmicas, se