Desenvolvimento Pessoal e Profissional
O mundo, da forma como é percebido hoje, pode não ser o mesmo amanhã. Ele está em constante transformação e, a cada dia, o tempo entre uma mudança e outra é menor. Isso ocorre por que o processo de globalização tem se intensificado, facilitando a integração entre países e pessoas ao redor do globo.
Com isso, idéias, acordos comerciais e financeiros, aspectos culturais e novas tecnologias são compartilhados nos quatro cantos do planeta, gerando grandes impactos no mercado mundial que fica mais competitivo.
Tal concorrência contribui para a criação de uma nova realidade no mercado de trabalho, pois exige mudanças na atuação da empresa e no perfil do trabalhador.
Esse, antes possuía baixa escolaridade; era predominantemente composto por pessoas do sexo masculino; trabalhava diretamente na linha de produção das indústrias; era representado por fortes forças sindicais; fazia carreira na empresa e dificilmente tinha quebra do vínculo empregatício.
Hoje, porém, o cenário é diferente. O trabalhador está mais capacitado; a mulher conquistou seu espaço no mercado de trabalho e os homens competem com elas pelas mesmas vagas; o trabalho na indústria já não é o principal; as associações sindicais já não são tão interessantes; e o risco de ficar desempregado, a pressão para ser mais produtivo e a possibilidade de negociar seus ganhos são maiores.
Assim, para acompanhar tais transformações, percebe-se a necessidade da constante capacitação do trabalhador, para que o mesmo desenvolva novas habilidades e competências, além de capacidade para atuar em diversas funções.
Empreendedorismo
O profissional, na atualidade, enfrenta uma contínua mudança no ambiente empresarial. O aumento nas ofertas de produtos e serviços torna esse cenário cada vez mais competitivo, fazendo com que as transformações ocorram de forma rápida e constante.
Nesse contexto, para que o sucesso seja possível em qualquer empresa é preciso que, a mesma, tenha a