Desenvolvimento Pessoal e Profissional
TÉCNICO EM LOGÍSTICA
PAULO JOSÉ ZAPPELLINE
RA: 1400039501
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
JARAGUÁ DO SUL
2014
A evolução do trabalhador para o mercado de trabalho
Desde os primórdios que o trabalho é uma das formas mais importantes para o sustento e a sobrevivência do ser humano. Mas com os avanços tecnológicos, muitos tipos de trabalho deixaram de existir ou abriram espaço para um novo, exigindo menos trabalho braçal e mais trabalho intelectual. Estes avanços fizeram com que muitas empresas buscassem um novo tipo de profissional, alguém que se destacasse não apenas por saber trabalhar em determinada área, mas por estar disposta a evoluir com a empresa, exigindo do profissional sua constante inovação.
Possuir um curso superior, falar outro idioma, capacidade de liderança, criatividade são alguns dos requisitos mínimos para ocupar um cargo dentro de uma determinada organização, mas isto não significa que este profissional ficará para sempre na empresa, ele precisará manter sua empregabilidade. Empregabilidade, nada mais que a capacidade da pessoa em conseguir e manter um emprego e isso, de acordo com Lacombe (2005), é por meio da educação permanente e do treinamento frequente.
De acordo com Cintra (2011), analisar constantemente as tendências do mercado de trabalho é relevante, mas perde o sentido se você não tiver realizado adequadamente sua auto avaliação, ponderando seus desejos e objetivos de vida com suas competências profissionais, no intuito de estabelecer metas reais de desenvolvimento e, consequentemente, aumentar sua empregabilidade.
Segundo Garay (1997), o trabalhador agora deve possuir, por exemplo, um conjunto de competências profissionais, ter a capacidade de mobilizar o conhecimento para se dominar situações concretas de trabalho e para transpor experiências adquiridas de uma situação concreta a outra e cabe a cada um conhecer seus pontos fortes e suas fragilidades,