Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Em 1959 médicos brasileiros fundaram o Instituto Nacional de Reabilitação, no qual eram, formados fisioterapeutas. Alguns fatores ocorreram para tal contribuição, a incidência de poliomielite no Brasil em 1950 atingia índices alarmantes, assim como consequência havia muitos indivíduos portadores de sequelas motoras que necessitavam de reabilitação.
Documentos legais de regulamentação da fisioterapia no Brasil são: o parecer n.º 388/63 elaborado por uma comissão de peritos e do conselho federal de educação; o Decreto – lei n.º 938, de 13 de outubro de 1969; a lei n.º 6000.316, de 17 de dezembro a 1975, sancionada pelo Presidente da Republica e o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, estabelecido pelo Conselho Federal e Terapia Ocupacional. A ocupação do fisioterapeuta e os limites de seu trabalho e de sua atividade é o parecer n.º 388/63 do Conselho Federal de Ocupação.
O Quadro 1 apresenta textos identificados com vários aspectos definidores para a profissão do fisioterapeuta, é identificado que no inicio deste quadro fisioterapeuta é definido como médico auxiliar medico. Em segundo lugar, compete a ele realizar tarefas de caráter terapêutico. Em terceiro, ele restringe a execução dessas tarefas e condiciona que sejam desempenhadas sobre orientação do médico.
O Quadro 2 apresenta artigos que permitem observar a permanência da caracterização do