Desenvolvimento pessoal e profissional
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
INTRODUÇÃO
Ao se ingressar no curso de Administração, muitos estudantes não tem clareza sobre o perfil deste tipo de profissional e se enganam pela ilusão ou estereotipo formado sobre o administrador como um gerente. O objetivo deste trabalho é apresentar em linhas gerais o perfil profissional do administrador, as exigências do mercado de trabalho e como se organizar para se inserir nele.
1 OPORTUNIDADES E AMEAÇAS PRESENTES NO CENARIO GLOBAL
Por se tratar de uma área ampla, a Administração pode oferecer um leque de opções ao profissional que busca esse tipo de formação: finanças, setor administrativo, vendas, marketing. Pela abrangência na formação este profissional pode também formar outros profissionais dentro de uma empresa, descobrir lideranças e gerenciar talentos que podem se converter em benefícios para o mercado de trabalho.
A formação do administrador é essencial, porém não o bastante para abarcar os desafios que surgem ao longo da profissão. A atualização profissional por meio de cursos, seminários, formações complementares o ajudam a perceber a atualidade, refletir sobre os problemas e encontrar soluções que sejam coerentes. Dessa forma, este profissional se torna essencial para as empresas. De acordo com Maximiniano (2006):
As Organizações quando são bem administradas exercem influencia sobre a qualidade de vida da sociedade. Por isso, Administradores competentes são recursos sociais importantes. A predominância das organizações e sua importância para a sociedade moderna, bem como a necessidade de administradores competentes, justificam e fundamentam o desenvolvimento e o estudo da Teoria da Administração.
São inúmeras as possibilidades de atuação profissional ante as necessidades empresariais. No entanto, o desafio reside no fato de este profissional não apenas se formar e sim entrar para o