Desenvolvimento pessoal e prof
No ambiente da indústria da construção civil estão envolvidos uma grande quantidade de intervenientes, com vários níveis de formação e especialização, que geram diversas informações que fluem continuamente dentro da empresa. Nota-se ainda que é necessário um grande esforço das empresas na atividade de gerenciamento. Esforço esse devido em grande parte a ineficiência ou falta de informações necessárias para a tomada de decisão. Essas ineficiências contribuem para que o gerenciamento da construção torne-se uma atividade caótica. Dessa forma, percebe-se que a informação é um recurso fundamental ao processo de planejamento, porém, existem problemas no fluxo de informações reduzindo a eficiência do processo supracitado. O estudo do fluxo de informações dentro de ambientes organizacionais proporciona uma racionalização dos processos fazendo com que as empresas passem a exercer domínio sobre todas as informações necessárias e desnecessárias de seus processos, portanto, o objetivo geral do trabalho é o estudo do fluxo de informações existente dentro de uma empresa construtora, visando uma análise crítica do processo, propondo um novo fluxo de informação, baseado na literatura vigente, atrelada com a experiência dos profissionais da empresa analisada.
Objetivos
O objetivo da empresa é buscar cada vez mais capacidade de inovação, flexibilidade, rapidez, produtividade, tornando desta forma cada vez mais importante o papel exercido pela informação, porque esta possibilita acrescentar valor ao produto durante de cadeia de produção, desde a concepção (captação das às necessidades dos clientes) até o desenvolvimento do produto (geração de novas informações para retroalimentar novos projetos e assistência pós-venda).
Rede de informação
As principais informações necessárias à indústria da construção civil são: desenhos, planilhas de composição de custos, relatórios orçamentários, gráficos, diagramas de programação, contratos.
Rede de comunicação
Vários