Desenvolvimento organizacional
Baseado nas atitudes comportamentais.
O DO utiliza um processo dinâmico composto de trés fases distintas:
1. Diagnostico: Feito a partir da pesquisa sobre a situação atual, é a percepção a respeito da necessidade de mudança na organização ou em parte dela, o diagnostico deve ser obtido através de entrevista com pessoas ou grupos envolvidos nas áreas que podem estar necessitando de mudanças.
2. Intervenção: É uma ação para alterar a situação atual, é definida e planejada por workshops e discussões entre pessoas envolvidas para determinar as ações e os rumos adequados á mudanças.
3. Reforço: É um esforço para estabilizar e manter a nova situação após a intervenção, através de reuniões e avaliações periódicas que servem de feed back das mudanças alcançadas.
Técnicas do DO
1. Treinamento da sensitividade: Aplicada de cima para baixo, faz que tenha maior criatividade, menor temor que os outros, menos posição de defesa, menor hostilidade e maior sensitividade ás influencias sociais e psicológicas sobre o comportamento no trabalho, maior flexibilidade com outras pessoas.
2. Analise transacional: auto diagnostico das relações interpessoais direcionada ao individuo e não ao grupo, ensina a enviar mensagens claras e ágeis e dar respostas naturais e razoáveis,Objetivo é reduzir hábitos destrutivos da comunicação, é quase uma terapia.
3. Desenvolvimento de equipe: técnica de alteração comportamental na qual varias pessoas de vários níveis e áreas se reúnem liderados por um consultor e criticam-se mutualmente, procurando um ponto de equilíbrio em que a colaboração seja mais frutífera possível e no final a equipe se auto avalia através de variáveis.
A ideia é criar equipes através de abertura de mentalidade para entender os problemas dos outros, são ignorada as hierarquias e interesses especifico criando ambiente sadio para a inovação.
4. Consultoria de procedimento: técnica aplicada por um consultor cuja