Desenvolvimento Organizacional
Surgido em 1962 o desenvolvimento organizacional é criado com o propósito de facilitar e aumentar o desenvolvimento das organizações. Em sua definição se refere à organização como um conjunto de atividades os quais seguem os mesmos princípios e trabalham em prol de um mesmo objetivo. Seu método se opõem a organizações tradicionais pois contraria o uso de sistemas muito mecânicos e o sistema de cargos e patentes os quais causam a individualidade dos indivíduos dentro da organização.
Um dos grandes fundamentos do desenvolvimento organizacional é a tentativa de converter os métodos mecânicos de outras empresas para uma politica mais “orgânica” na qual prega a boa interação entre todos os funcionários da empresa, a confiança entre chefe e empregado, a responsabilidade compartilhada e o incentivo a participação de todos da organização em prol de um objetivo único.
O desenvolvimento organizacional age em busca de estratégias e de apoios para se enfrentarem problemas difíceis e situações delicadas em qualquer área, seja de trabalho ou de mercado, interna ou externa. Busca também compartilhar a administração da empresa na esperança de facilitar alguns objetivos e alcança-los com maior perfeição e incentiva o trabalhador a executar sua tarefa com mais prazer na busca de maior rendimento e de maior crescimento dentro da organização. Procura a todos incentiva-los a exercer sua função e em uma desse atingir seu objetivo maior.
Toda esse teoria se baseia no conceito de cultura organizacional, o qual compõem-se da frase de que toda organização tem sua cultura própria e seu estilo de vida próprio mas só existe funcionalidade entre seus órgão se seguir por uma das vertentes de o tempo de vida útil de uma organização. Organizações desde seu primeiro dia de vida já tem sua cultura definida e de qualquer forma seu estilo de agir, produzir, comprar e vender. A cultura de uma empresa se baseia basicamente em tudo o que ela pode gerar para si e para