Desenvolvimento Organizacional - D.O.
O Processo de D.O.
Para implantar o D.O. em uma empresa é preciso primeiramente que haja uma decisão por parte da Alta Administração, pois consiste em um processo complexo que pode levar anos para ser implantado completamente.
Aplicação de Desenvolvimento Organizacional - D.O.
Para aplicação de D.O. serão necessário que seja seguido as 8 etapas a seguir, representadas no gráfico abaixo:
Gráfico
1º) Decisão da direção da empresa de utilizar o DO: A empresa decide utilizar o DO como instrumento de mudança na organização e seleciona um consultor externo, que irá orientar e implantar o sistema na empresa.
2º) Diagnóstico Inicial: É feito através de uma reunião entre consultor e a direção da empresa onde a decide-se o tipo de programa, o modelo de D.O. adequada para organização. O Consultor busca de dados e insumos através de entrevistas com pessoas da empresa, pois através desses dados é feito um diagnóstico para que inicie o processo de correção na organização.
3º Colheita de Dados: Nessa etapa o consultor avalia o ambiente interno, identificando o clima organizacional e coleta os diferentes tipos de dados e relacionará os problemas comportamentais. Seguindo o seguinte modelo:
- Que condições contribuem para sua eficácia do trabalho;
- Que condições interferem com sua eficácia no trabalho;
- O que pode ser mudado na maneira que a empresa trabalha/ funciona.
4º Retração de dados e confrontação: São Formados grupos de trabalho onde deverá ser revisto os dados obtidos na etapa anterior, localizando os problemas e estabelecendo prioridades.
5º Planejamento da Ação e da Solução de problemas: Após colher dados e identificar as deficiências e as prioridades, os grupos estabelecem as mudanças necessárias baseado nos problemas atuais encontrados na organização. São traçados problemas específicos e escolhido os responsáveis pela condução de cada ação e de quando e como serão implantadas.
6º