Desenvolvimento no Municipio de Sao mIguel do oeste
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo análisar e entender o processo de desenvolvimento no município de São Miguel do Oeste (Santa Catarina – Brasil), bem como apresentar análises que ajudariam um desenvolvimento superior do município.
Palavras-Chave: Desenvolvimento, São Miguel do Oeste, Social, Econômico, Índice.
______________________
INTRODUÇÃO
São Miguel do Oeste foi fundado em 1953, situado no extremo-oeste Catarinense a aproximadamente 647Km de Florianópolis (Capital de Santa Catarina). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2010, a cidade é considerada a 36ª maior população do Estado Catarinense com 36.295 habitantes, onde 88.1% desta população vivem em zona urbanizada e apresenta uma densidade populacional de 155,0 hab/km².
Em termos econômicos São Miguel do Oeste tem um PIB aproximado de R$ 636 Milhões no ano de 2010, gerando um PIB per capita no valor de R$ 17.538,74. O PIB municipal de São Miguel do Oeste tem como principal fator prestação de Serviços, seguido da Indústria, com respectivamente 60% e 34,5%.
A partir das informações coletadas, o objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento no município de São Miguel do Oeste que será abordado pelos seguintes tópicos: Aspectos Sociais e Aspectos Econômicos.
Desenvolvimento é considerado um aperfeiçoamento de uma relação de fatores, como por exemplo: Renda, Emprego, Regime Político, Nível de Independência, Capacidade Produtiva, Nível de Vida, entre outros. Para os aspectos econômicos, haverá uma análise individual detalhada a partir de fatores e métricas do município. Para análise de Desenvolvimento Social do município, serão utilizados dois diferentes índices:
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M):
O IDH é trabalhado pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente pelo