Desenvolvimento motor
Marciana bispo dos santos
Um bom atendimento é sempre o resultado do quanto as empresas valorizam esse quesito e estão dispostas a investir nele.
Responsabilizar somente o funcionário não é correto e injusto, pois é o gestor ou empresário que deve dar o tom que ele espera que sua equipe tenha ao tratar seus clientes. Seja qual for o ponto do contato, que inclui a recepção, a área de vendas, de contas a pagar, entre outras áreas que têm essa interface.
Uma coisa é certa : as empresas não podem prometer aos clientes que jamais irão errar. O que ela pode é se prontificar e caso ocorra algum problema com o cliente, a agilizar a solução de maneira eficiente e rápida para todos. Além disso, é preciso que as empresas selecionem e treinem seus funcionários de maneira criteriosa, para estabelecer um bom padrão de atendimento.
Uma boa venda é quase sempre resultado de um bom relacionamento, estabelecido de maneira sábia, entre um vendedor e um comprador. Um atendimento pós-venda eficiente, é garantia de retorno do cliente. E, na verdade, os atendentes e empresários deveriam parti de uma empatia com seu cliente , tratando o outro da maneira como gostaria de ser tratado.
Um bom atendimento não se resume apenas em oferecer produtos de boa qualidade. Muito menos que isso se limita a conceber um serviço de atendimento relativo as necessidades dos clientes. Para oferecer um atendimento com excelência, num ambiente de negócios cada vez mais globalizado, é fundamental perceber a importância dos clientes para a sobrevivência da empresa, e conhecer os valores que esperam obter dela. É preciso estar pronto para conhecê-los profundamente e assim encanta-los.
A qualidade e competência garante a fidelidade de clientes. O investimento na tecnologia melhora o atendimento ao cliente e consequentemente o sucesso da empresa. Entende-se que a qualidade do atendimento é um fator que pode determinar o