desenvolvimento motor
FACULDADE DE SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
LEONARDO HENRIQUE AMARAL
DESENVOLVIMENTO MOTOR E SUAS FASES
CURITIBA
2014
Introdução
O processo de desenvolvimento motor ocorre basicamente por alterações no comportamento motor. Todos nós, bebês, crianças, adolescentes e adultos, estamos envolvidos no permanente processo de aprender a mover-se com controle e competência, em reação aos desafios que enfrentamos diariamente em um ambiente em constantes mudanças. Podemos observar diferenças de desenvolvimento no comportamento motor do indivíduo (biologia), do ambiente (experiência) e da tarefa em si (físico/mecânicos).
Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança nos aspectos sociais, intelectuais e culturais, pois ao ter alguma dificuldade motora faz com que a criança se refugie do meio o qual não domina, consequentemente deixando de realizar ou realizando com pouca frequência determinadas atividades. O movimento está ligado ao processo de desenvolvimento motor, portanto, para melhor compreensão, iremos dissecar sua progressão através de 4 fases, que são; Fase reflexa, fase rudimentar, fase fundamental e fase especializada.
FASE MOTORA REFLEXIVA Os primeiros movimentos que o feto faz são reflexos. Os reflexos são movimentos involuntários, controlados subcorticalmente, que formam a base para as fases do desenvolvimento motor. A partir da atividade reflexa, o bebé obtém informações sobre o ambiente imediato. As reações do bebé ao toque, sons e alteração de pressão provocam atividades motoras involuntárias. Os movimentos involuntários são divididos em duas formas: Reflexos primitivos, importantes para o desenvolvimento neurológico e funcional da criança. Sucção e olfato estão entre os principais. Reflexos posturais, que são a segunda forma de movimento involuntário, englobam movimentos básicos como engatinhar e agarrar e que