DESENVOLVIMENTO INFANTIL
A criança começa seu processo de desenvolvimento na concepção, porém esse processo não ocorre de forma linear: hora avança, hora retrocede e para. Assim como cada individuo tem seu ritmo de desenvolvimento e as aquisições vão se dando de forma gradual e progressiva.
Para a criança portadora de necessidades especiais a estimulação é fundamental, pois permite a facilitação do processo de desenvolvimento motor, linguístico, perceptivo, cognitivo e sócio emocional. Uma estimulação desenvolvida com competência pode promover oportunidades e situações de crescimento e desenvolvimento harmonioso.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
A criança desenvolve-se por um processo que abrange o seu corpo, a genética da espécie humana e os contextos nos quais ela será inserida. O processo se inicia com a família, a cultura a qual ela estará inserida e os espaços que irá frequentar desde seu nascimento, deste modo, a natureza do desenvolvimento humano é sempre biológica e cultural.
A qualidade dos laços afetivos são muito importantes para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. O papel do ambiente também é muito importante e varia de acordo com a idade da criança. À medida que ela se desenvolve seu ambiente também muda e sua forma de relação com este meio se altera.
O desenvolvimento da criança é um empreendimento conjunto entre a criança e o adulto que dela cuida, o progresso no seu desenvolvimento é uma questão de reorganizações que ocorrem na vida mental da criança; são as interações e relações com as pessoas que tem um grande papel para suas aquisições e construção de formações psicológicas cada vez mais sofisticadas.
ATRASO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Diversos fatores de risco estão presentes durante o desenvolvimento do homem desde a sua concepção. Esses fatores podem surgir antes, durante e depois do nascimento podendo resultar em condições prejudiciais ao desenvolvimento do bebê.
Os atrasos no desenvolvimento manifestam-se, em geral, numa certa faixa