Desenvolvimento infantil
O presente trabalho tem como tema a criança e o seu desenvolvimento, tendo como problema de pesquisa esclarecer qual a contribuição do psicólogo no ambiente escolar.
A pesquisa surgiu a partir do interesse em duas vertentes da Psicologia: a área Escolar (especificamente no que se refere às questões de aprendizagem) e a área Comportamental (no que diz respeito aos relacionamentos interpessoais entre as crianças e suas relações familiares).
Para a relevância pessoal acadêmica, a pesquisa busca compreender como o futuro profissional da área de Psicologia pode atuar com eficiência, responsabilidade e com grande teor de conhecimento específico, pois é de suma importância possuir um conhecimento claro, objetivo e atualizado sobre o assunto em questão.
Com base no estudo será desenvolvido, posteriormente, um projeto de intervenção com objetivo de contribuir com a instituição em questão, mas principalmente de poder agregar para as crianças que nela se abrigam.
1. Educação no Brasil
A Psicologia aplicada ao âmbito educacional surgiu como uma área de conhecimento com objetivo de estudar questões voltadas à educação escolar. Na década de 40 tornou-se prática profissional e desta práxis surgiram também os termos Psicologia Escolar e Psicologia Educacional, ambos com diferentes funções, um designando aspectos práticos e o outro aspectos teóricos, respectivamente (MEIRA, 2000) De acordo com Barbosa e Marinho-Araujo (2010) um dos primeiros movimentos da Psicologia Escolar no século XIX estava ligado aos trabalhos realizados por Stanley Hall, nos Estados Unidos. Enquanto no cenário europeu, sobressaía a desenvolvida na França, caracterizada principalmente pela intervenção psicológica junto aos alunos com necessidades escolares especiais e pelos trabalhos desenvolvidos por Alfred Binet, que focalizava, dentre outros objetivos, o desenvolvimento de instrumentos