Desenvolvimento humano
O conhecimento filosófico é um trabalho intelectual. É sistemático porque não se contenta em obter respostas para as questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de ideias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente.
-Uma coisa é verificar opiniões dos filósofos e descrevê-las. Outra coisa bem diferente é debater aquilo que dizem.Filosofar, acredito que seja uma reflexão propria, um conceito proprio do que se acredita, pensar com algum embasamento claro, mas tirar sua propria ideia, acrecentar e etc.
Filosofar, portanto, significa retomar, reconsiderar os dados disponíveis, revidar, examinar, prestar atenção e analisar com cuidado.
Assim, reflexão é mais do que pensamento. É o pensamento sobre o pensamento.
Radical: exige que o problema seja colocado em termos radicais, entendida a palavra radical no seu sentido mais próprio e imediato. É preciso que se vá à fundo na questão, até seus fundamentos.
Rigorosa: para garantir a primeira exigência, deve-se proceder com rigor, ou seja, sistematicamente, segundo métodos determinados, colocando-se em questões as conclusões da sabedoria popular e as generalizações apressadas que a ciência pode ensejar.
De conjunto: o problema não pode ser examinado de modo parcial, mas em um conjunto, relacionando-se ao aspecto em questão e com os demais aspectos em volta. A filosofia não tem objeto determinado, ela dirige-se a qualquer aspecto da realidade, desde que seja problemático; seu campo é o problema, esteja onde estiver. A filosofia é a