DESENVOLVIMENTO HUMANO
Teoria de Piaget Os contributos de Piaget para a psicologia foram, a interacção entre os processos hereditários, o meio e o sujeito e o facto do sujeito ter um papel activo na construção da sua inteligência; descobrir que a criança não um adulto em miniatura, existe uma diferença qualitativa entre o adulto e a criança quanto ao modo de funcionamento intelectual; as crianças pensam e raciocinam de forma qualitativa em diferentes fases do desenvolvimento intelectual, percorremos uma sequência invariante de quatro períodos qualitativamente distintos, ou seja, não podemos saltar estádios nem passar por eles numa ordem diferente. Porém a idade em que atingimos cada estádio pode variar. Estádios do desenvolvimento cognitivo:
Sensório-Motor (do nascimento aos 2 anos): Ocorre o desenvolvimento de uma acção reflexa e instintiva para uma função simbólica - inteligência sensorial. Existe uma intensa busca visual e motora, visto que o bebé se exprime através do movimento. Ocorre nesta fase, o aparecimento da noção de objecto permanente (não precisa de o estar a ver para saber que ele existe).
Pré-Operatório (dos 2 aos 7 anos): A criança começa a representar o mundo com as suas próprias palavras e imagens - capacidade simbólica. A capacidade de armazenamento de imagens aumenta e há um notável desenvolvimento do vocabulário. O modo de aprendizagem neste estádio é intuitivo, as crianças fazem livres associações e vivem num mundo de fantasia - egocentrismo.
Operações concretas (dos 7 aos 11 anos): A criança desenvolve o pensamento lógico : realiza operações mentais, mas apenas na presença dos objetos/situações. Consegue classificar objectos em diferentes categorias, e adquire a noção de matéria, peso, volume.
Operações formais (dos 11 aos 16 anos): O adolescente apresenta um pensamento abstrato, lógico e formal e um raciocínio hipotético-dedutivo. Está presente um egocentrismo intelectual, visto que as