desenvolvimento humano
É uma fase mais saudável e menos ameaçadora da vida. Na segunda infância a criança desenvolve com mais facilidade e desempenho as áreas mais importantes do desenvolvimento como a cognição, social, intelectual, individual, conceitos,personalidade,entre outras.
Nesta fase a da infância,a criança tem um desenvolvimento bem avançado e rápido. É aqui onde ela irá conhecer masculino e feminino, pra então perceber a diferença. Também podemos perceber suas emoções, seu ato de iniciar algo,suas escolhas,seu temperamento,sentir-se culpado por algo. São todos esses aspectos que podemos também perceber na infância. No social é importante a interação da criança com o meio, para que assim possa ela desenvolver-se fisicamente, psicologicamente e para ter um bom relacionamento. A criança consegue desenvolver o seu social, observando como os outros seja da sua idade ou não, age diante situações. Criam um conceito, de que, atitudes tomadas por próximos, são as atitudes certas,e tendem a repeti-las quando se encontrar numa mesma situação ou parecidas.
É uma idade pré-escolar. Nesta fase, ocorre um desenvolvimento franco das capacidades motoras (grossas e finas), e das capacidades mentais (memória, inteligência, linguagem e aprendizagem). Relativamente ao aspecto físico, é menos acelerado do que na primeira infância. Não obstante, o esqueleto da criança torna-se mais robusto, proporcionando-lhe maior resistência ao meio, protegendo os órgãos internos, funcionando ainda como uma forma de desenvolver as capacidades motoras da mesma. Pelo início da segunda infância a primeira dentição deverá estar completa, permitindo à criança mastigar/comer o que quiser; ao longo desta fase, a dentição definitiva também vai-se desenvolvendo.
A evolução das habilidades motoras, quer grossas, quer finas, é notória, onde as crianças passam a correr mais, saltar mais longe, jogar à bola, atar os cordões dos