Desenvolvimento Humano
O campo do desenvolvimento humano é o estudo científico da mudança e da permanência de características. Ao final do século XIX, o estudo do desenvolvimento infantil avançou, germes e imunização foram descobertos e assim mais crianças conseguiram sobreviver, e a nova ciência da psicologia ensinava que as pessoas podiam entender a si mesmas de acordo com o que as havia influenciado na infância. Alguns estudos acompanhavam as crianças até a idade adulta e assim foi possível perceber como experiencias, vinculadas a tempo e lugar, influenciavam o rumo da vida das pessoas. Antes, a adolescência não era considerada uma fase separada de desenvolvimento, hoje, sabe-se que o desenvolvimento ocorre durante toda a vida, e é reconhecido como desenvolvimento no ciclo vital. Seus princípios fundamentais são:
• O desenvolvimento é vitalício. Cada período da vida é influenciado pelo o que aconteceu e afetará o que está por vir.
• O desenvolvimento depende da história e do contexto. Os seres humanos influenciam seu contexto histórico e social e são influenciados por eles. • O desenvolvimento é multidimensional e multidirecional. Quando as pessoas ganham em um aspecto, podem perder em outro.
• O desenvolvimento é flexível ou plástico. Muitas capacidades podem ser aperfeiçoadas com treinamento e prática, mesmo em idades avançadas.
Desde o momento da concepção, as pessoas passam por processos de desenvolvimento. Fazem a parte desse processo a descrição, que é uma tentativa de retratar o momento com precisão. Explicação é a revelação das possíveis causas do comportamento. Predição é prever o desenvolvimento futuro com base no passado ou no