Desenvolvimento Humano
O Desenvolvimento Humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas características próprias, que as distinguem das outras pessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento.
Por mais que estudemos e nos esforcemos para compreender o comportamento humano e seu desenvolvimento, ele sempre reserva surpresas e imprevistos. A singularidade do ser humano, que foge a padrões pré-estabelecidos é que produz o avanço, o progresso e a mudança. Como diz Piaget: “é o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior”.
O que faz a vida valer a pena é essa constante incerteza quanto ao momento seguinte; é isso que nos estimula a inventar, a criar, a realizar, a tentar melhorar nosso mundo.
Entretanto, apesar das diferenças e da incerteza que marcam o desenvolvimento humano, alguns pesquisadores estabeleceram fases de desenvolvimento, as quais obedecem a uma certa sequência, válida para todos. Isto é, todas as pessoas, ao se desenvolverem, passam por essas etapas embora varie a idade e as características.
Fases do desenvolvimento:
O desenvolvimento humano, não apresenta momentos de modificações radicais; a evolução é gradual e contínua. Entretanto, em alguns momentos ocorrerão maiores alterações como por exemplo, o crescimento físico na infância e adolescência é mais acentuado e perceptível do que na idade adulta, que é um período de maior estabilidade.
Mesmo considerando-se o desenvolvimento contínuo, para estudá-lo dividiu-se o processo em cinco fases, cada uma com características próprias:
- Pré-natal
- Infância ( de 0 a 12 anos )
- Adolescência ( dos 12 à18 anos ou 21 anos )
- Idade Adulta ( dos 21 aos 60 anos )
- Velhice ( dos 60 anos ou mais )
A divisão das fases vai depender dos critérios que se estabelecem para a conclusão das mesmas.(Se concluir que alguém é adulto).