Desenvolvimento humano
Tutora: Mery Helen Buzatto
Curso: RH - Turma 1
Web Aula 1
Administração: Conceito e importância
"Administrar é, portanto, um processo pelo qual o administrador cria, dirige, mantém, opera e controla uma administração." KWASNICKA (pág. 17, 1995)
A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO
Segundo Kwasnicka (1995, p.17), a tarefa de administrar, é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária que não se encontra restrito às fábricas, hospitais, lojas e escolas. É importante em qualquer atividade formalmente estruturada que envolva recursos humanos e materiais, tecnologia, restrição ambiental, entre outros. Trata-se de um processo consistente de tomada de decisões, envolvendo recursos e objetivos com o intuito de assegurar a eficiência e eficácia, na obtenção de resultados específicos. Portanto, administrar é um processo realizado em uma organização, um departamento, um setor ou área, independente da sua ordem de grandeza.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Os princípios estabelecidos para a administração no início do século XX previam uma administração rígida, onde o chefe ou o proprietário, no caso da pequena empresa, eram os donos absolutos das decisões; a autoridade vinha de cima para baixo e as suas atividades principais eram mandar fazer as tarefas e controlá-las com muito rigor. O objetivo principal era produzir mais e com mais eficiência, para que o lucro fosse maior.
Não havia qualquer tipo de comunicação entre as pessoas do setor administrativo da empresa ou pessoas próprias para executar tal tarefa (administração); não havia confiança para delegar ou tomar decisões, apenas os donos das empresas executavam as ideias que achavam certas.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA
Onde se inicia a história da administração é puramente uma questão de escolha. Nós podemos, por exemplo, começar pela Antiguidade, Idade Média ou Renascimento; outros preferem iniciar pela Revolução Industrial.
A