Desenvolvimento humano e aprendizagens
Eunice Seniz de Souza Zark*
Resumo:
O presente texto define aspectos relevantes da convivência social dos homens , a questão dialógica e a necessidade da mesma na produção do saber. Trata-se de especificar a importância das experiências e mútua troca para a formação integral do homem, em uma perspectiva sócio-construtivista. Trata-se de uma concepção teórica de educação, princípio este que parte do desenvolvimento da inteligência segundo a ação do próprio sujeito e as interferências do meio.
Palavras chaves:Educação , diálogo, aprendizagem, construtivismo.
Abstract:
This text sets relevant aspects of social coexistence of men, the factual issue and the need for one in the production of knowledge. This is to specify the importance of mutual exchange experiences and to the integral formation of man, in a socio-constructivist perspective. This is a theoretical conception of education, this principle that part of the development of intelligence as the action of own subject and interference of the medium. Keywords: Education, dialogue, learning, constructivism.
1. INTRODUÇÃO
Muitas são as críticas que se referem ao sistema educacional e o professor é a figura que está diretamente relacionado com esses problemas. Assim sendo, o modo como desenvolve sua ação pedagógica caracteriza o processo de interação do mesmo com os educandos e promove uma série de oportunidades que geram o diálogo, a troca de experiências e o crescimento individual e ao mesmo tempo, de todo o grupo em sala de aula. Desta forma, é possível desenvolver um ensino de qualidade, significativo, onde o professor e o aluno possam interagir com o conhecimento e serem agentes de mudanças. Entretanto, é preciso compreender que cada criança é um ser em particular e deve ser respeitado na sua individualidade. A figura do professor deve ter por finalidade promover um ensino baseado na vida cotidiana do