DESENVOLVIMENTO HIST RICO DO MOVIMENTO CRIST O
O trabalho consiste em apresentar a ideia do texto ‘Desenvolvimento Histórico do Movimento Cristão', de Pierson, Paul E., A Abordagem de Wesley ao Evangelismo e Crescimento da Igreja.
Traz uma exposição dos tópicos pedidos com resumo de conceitos e comentários históricos, salientando suas funções e desígnios, para os tópicos ‘Discípulo Radical’, ‘meio acordados’, ‘teologia da santidade’, ‘sociedades’, 'classes', 'grupo', 'perfeição cristã' e 'graça barata'.
Ao final, uma Conclusão Crítica do Texto, pessoal e idealizando tudo o que o texto em geral do texto complementar passou, conceituando e pontuando somente os conceitos pedidos.
1. Resumo em Tópicos e; 2. Discussão de Conceitos Apresentados no Texto.
1.2.1 – Discípulo Radical.
John Wesley era defensor do discipulado radical e era extremamente preocupado com a fé do novo convertido. A igreja não muda o mundo quando gera convertido, mas quando gera discípulos. John Wesley escreveu, acerca da necessidade do discipulado, em seu diário em 13/03/1743:
“Pelas terríveis condições que testemunhei aqui (e deveras em todas as partes da Inglaterra), estou cada vez mais convencido de que o diabo não deseja outra coisa senão isto: que o povo em qualquer parte seja meio acordado e, depois deixado para cair no sono novamente. Portanto, estou resolvido, pela graça de Deus, a não iniciar o trabalho em qualquer lugar sem a probabilidade de conservá-lo”.
1.2.2 – Meio Acordados.
John Wesley classificava as pessoas que ouviam a mensagem e se interessavam por ela com esta expressão. Deixá-las cair no sono significava não dá-las o respaldo necessário para se mantiver despertas para o evangelho. Daí, sua ênfase em discipular. Membros que demonstravam repetidas fraquezas não recebiam os ingressos, porém, demonstrando o arrependimento voltavam a participar das reuniões. Transgressores crônicos recebiam uma disciplina ainda mais severa, até mesmo a expulsão.
1.2.3 – Teologia da Santidade.
O