Desenvolvimento Guiado Comportamento
O avanço tecnológico em projetos de software está cada vez mais perceptível nos dias atuais, porém o fluxo no processo de desenvolvimento é composto por algumas fases, como especificação de requisitos, desenvolvimento e testes. Segundo Pressman (2011), a especificação de requisitos, é considerada uma das principais fases da criação de um software, pois é nesta fase que será definida as necessidades do negócio, e as funcionalidades do sistema. Este trabalho, apresenta e explora um estudo sobre o ciclo de desenvolvimento de aplicações utilizando a metodologia de desenvolvimento guiado a comportamento (BDD). Uma técnica que pode ser utilizada no ciclo e processo de desenvolvimento ágil, que traz benefícios, como melhor elicitação de requisitos, definição de critérios de aceite, comunicação entre os membros de uma equipe, e aumentar a qualidade do software.
2. INTRODUÇÃO
Quando utilizado frameworks ágeis em projetos de desenvolvimento de software, percebe-se que o projeto tende a sofrer diversas mudanças ao longo de seu ciclo de vida, o que cria uma necessidade cada vez maior de documentação e especificação eficiente, além de um envolvimento e comunicação maior entre os membros da equipe e o cliente. A ausência de comunicação é um grande problema que pode levar diversos projetos ao fracasso (PRESSMAN,2011).
Um estudo realizado pela Standish Group em 2013 mostra que 43% dos softwares não funcionam como o esperado, e que nunca serão usados.
2002
2004
2006
2008
2010
2012
Sucesso
34%
29%
35%
32%
37%
39%
Não funciona como planejado
51%
53%
46%
44%
42%
43%
Falhou
15%
18%
19%
24%
21%
18%
Fonte: CHAOS Manifest 2013
Uma equipe de desenvolvimento por mais capaz, eficiente e auto-organizada que seja, pode possuir limitações se a especificação for superficial ou incompleta, possivelmente o resultado será um software de má qualidade, que não atenderá as expectativas do usuário.
Um dos maiores problemas encontrados entre os membros de uma