Desenvolvimento Global
Idade Média - o comércio era terrestre, com péssimas estradas, ameaça de roubos e crescente número de pedágios típicos do sistema feudal.
Explorações marítimas – primeiro grande desenvolvimento do comércio mundial, mar mediterrâneo perde o poder das trocas mercantis e surge a companhia das índias.
Economia colonial – monopólio do transporte marítimo, a ampliação do comércio de um país era conquistar a colônia dos outros.
Revolução industrial e Liberalismo Econômico – foi dado o primeiro passo a livre troca de mercadorias e o mundo se abre as manufaturas.
Bloqueio Continental – Napoleão Bonaparte, retoma as políticas protecionistas e exige o fechamento de todos os portos ao comércio inglês.
1860 – Napoleão III, assina o acordo de livre comércio com a Inglaterra. Foi o primeiro acordo a conter a seguinte cláusula: quando um país faz um novo acordo comercial, este beneficia também as nações que possuíam tratados com esse país.
1890 – Instauração das tarifas aduaneiras.
Crise de 1929 – Estados Unidos retoma o protecionismo alfandegário
1947 - Fim da segunda guerra mundial, preocupação com o restabelecimento econômico mundial e cooperação internacional. Surge a GATT (Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio), onde 23 países se reuniram em Genebra, e estabeleceram um acordo geral sobre as tarifas aduaneiras e o comércio mundial.
1995 – A GATT foi substituída pela OMC (Organização Mundial do Comércio).
Conceito TANILY
O comércio internacional ou comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios.
Fatores importantes:
Avanço industrial e dos transportes
Globalização e tecnologia
Surgimento de corporações multinacionais
Teoria do Comércio Internacional TANILY
Vários modelos diferentes foram propostos para prever os padrões de comércio e analisar os efeitos das políticas de comércio, como as tarifas.
Modelo Ricardiano
O modelo