Desenvolvimento gerencial e gestão de pessoas
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E GESTÃO DE PESSOAS
COMPORTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL
Joinville
2010
CULTURA ORGANIZACIONAL
Assim como cada país possui sua própria cultura, as empresas também possuem a sua própria cultura independente do seu porte, nessas organizações, existem implicitamente um sistema de valores, crenças, costumes, tabus, etc., os quais são compartilhados pelos seus membros que visam o sucesso pessoal no ambiente de trabalho, acabam seguindo esse conjunto de valores culturais. A cultura organizacional de uma empresa pode ser percebida na forma que ela realiza seus negócios e no jeito que trata seus colaboradores, pois, condiciona a forma de administração e a gestão das pessoas, como Robbins (2004, p. 237-238) cita que:
Da mesma forma que as culturas tribais possuem totens e tabus que ditam a maneira correta de os indivíduos se comportarem diante dos conterrâneos e dos estrangeiros, as organizações têm culturas que governam o comportamento de seus membros.
O comportamento dos indivíduos será moldado, de acordo com as regras e os comportamentos estabelecidos nas organizações. Assim, dentro de uma empresa haverá uma determinada postura, que condicionará os colaboradores a se comportarem de acordo com essa cultura estabelecida e passada desde o momento da contratação. As pessoas pensam de formas diferentes, têm culturas diferentes, são criadas em famílias distintas, que levam esses valores para o ambiente de trabalho, que se reflete na formação da própria cultura organizacional, como Robbins (2004, p. 240) preceitua sendo a cultura organizacional o reflexo de um sistema de valores compartilhado pelos membros que difere uma organização da outra. O entendimento mútuo numa organização é muito importante para que a cultura tenha um efeito positivo nos resultados. Visto que num ambiente ao qual possui certa diversidade, provida de