Desenvolvimento Funcional
Para que tenhamos desenvolvimento integral é preciso ter profissionais capazes e conscientes da importância do trabalho de desenvolvimento motor com as crianças. O movimento permite com que ela explore o mundo exterior, a construção do esquema corporal e suas sensações relativas ao próprio corpo. O desenvolvimento esta diretamente ligada aos estímulos do dia-a-dia faz-se necessário entender as limitações tanto pessoais como estruturais das crianças, isso pode minimizar choques e retrocessos traumáticos para elas.
Devemos trabalhar o movimento nas manifestações lúdicas e esportivas, os jogos, brincadeiras e esportes em suas múltiplas variações são componentes centrais para desenvolvimento motor. O educador tem que explorar ao máximo as brincadeiras cantadas, festivais, teatro e outras formas de estar explorando a capacidade rítmica e expressiva assim solidificando seu desenvolvimento.
A escola é um dos espaços sociais onde as habilidades motoras podem ser vivenciadas e exploradas, sempre avaliando a faixa etária ao qual se esta trabalhando ,deixando um ambiente seguro ao qual consigam interagir umas com as outras, e assim, contribuir para a formação da criança e seu desenvolvimento. “O desenvolvimento motor é a mudança continua do comportamento motor ao longo do ciclo da vida, provocada pela interação entre as exigências da tarefa motora, biológica e as condições do ambiente” GALLAHUE (2005).
Referências:
DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade; Educação física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2005.
GALLAHUE, David L; OZMUM, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças adolescentes e adultos. São Paulo, SP: Phorte Editora, 2003.