Desenvolvimento fetal,vitaminas usadas na gestaçao e má formaçao congenita
Introdução:
Acompanhar o desenvolvimento do bebê durante os nove longos meses de gestação é maravilhoso. Nenhuma invenção do ser humano, por mais completa e evoluída que seja, chega aos pés da magia que é o encontro de duas células num ambiente propício a formar um novo ser completinho, pronto para chorar e mamar...
Desenvolvimento fetal
Nomes alternativos:
bastócito, embrião, mórula, zigoto
Informações:
Definição:
O desenvolvimento do feto desde o momento da relação sexual e concepção até o nascimento.
Uma vez que o espermatozóide é depositado na vagina, ele viaja pelo cérvix até as trompas de Falópio A concepção geralmente ocorre no terço externo da trompa. Um único espermatozóide penetra no ovo e uma união das informações genéticas ocorre, formando uma célula única chamada zigoto.
O zigoto passa os próximos dias viajando pela trompa de de Falópio e multiplicando rapidamente o número de células por meio da divisão. Uma massa de células é formada por esta divisão celular, cada uma com uma cópia dos genes que se tornarão o feto. A massa de células na trompa de Falópio é chamada mórula.
Com divisão celular adicional, a mórula se torna uma concha externa de células com um grupo de células internas. Esta etapa do desenvolvimento embrionário é chamada blastócito. O grupo externo de células se torna a membrana que nutre e protege o grupo interno, que se torna o feto.
O blastócito continua sua jornada pela trompa de Falópio e entre o sétimo e nono dia após a concepção, se implanta no útero. Neste momento do ciclo menstrual da mãe o endométrio (o revestimento do útero) cresceu, está altamente vascularizado e pronto para receber o feto. O blastócito se adere ao endométrio onde será nutrido. A placenta e a estrutura de apoio para a gestação se formam na fase de implantação. Estima-se que até 55% dos zigotos nunca