Desenvolvimento escolar
RESUMO
O presente trabalho faz uso da atual situação dos sistemas de saúde e educação pública, tendo em vista ações que possam, ao mesmo tempo, proporcionar práticas de saúde preventiva e revisar os métodos pedagógicos utilizados para alunos com baixo rendimento escolar, mas que apresentam a origem deste problema fora das salas de aula.
Conseguir mostrar que a saúde preventiva pode trazer soluções para a atual crise da saúde pública não é uma questão de reflexão, mas sim de transpiração. Conseguir quebrar mitos metodológicos do ensino público para a atual massa de crianças, adolescentes e até mesmo adultos do século XXI não se encontra em desacreditar desta geração de estudantes, mas sim de compreender o novo contexto histórico social que a sociedade vive.
Profissionais de áreas distintas, envolvidos em um trabalho multidisciplinar, com um único objetivo: desenvolver alunos através de setores públicos diferentes para o exercício de uma vida sadia e plena.
INTRODUÇÃO
Dentre as mais variadas obras lidas que inspiram este trabalho, quero destacar aqui dois autores, em três obras, que dão base para as conclusões e perspectivas da realização do projeto apresentado. São eles a fonoaudióloga e psicopedagoga Sônia Moojen e o psicopedagogo e psicomotricista Vitor da Fonseca, professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, docente no Departamento de Educação Especial e Reabilitação, e mestre em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestern, Evanston, Chicago, Estados Unidos da América.
Ambos autores são profissionais que abordam a educação e os problemas de rendimento escolar por um olhar além