Desenvolvimento econômico
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
ARACAJU-SE
2014
CÁCIO ÁVILA SANTOS CLEMENTINO
FRANK WILLIAN SANTANA DE JESUS
GENISSON SANTOS
HELBER MENEZES EMÍDIO
KELVIN RICHEL DE SOUZA FRANÇA
RAMON OZEBES DOS SANTOS
RODRIGO ANDRADE CARREGOSA MATOS
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
ARACAJU-SE
2014
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Desenvolvimento econômico consiste em um processo de enriquecimento dos países, assim como de seus habitantes, ou seja, na acumulação de ativos individuais ou públicos - destacadas nas teorias sobre o desenvolvimento capitalista como a proposta por Karl Marx - e também de um crescimento da produção nacional e pela remuneração recebida pelos que participam da atividade econômica.
A concepção do desenvolvimento econômico está interligado a processos dinâmicos, acumulação de capital, geração de renda, geração de financiamento e oportunidades de mercado. Está mais presente nas economia capitalistas. É um processo quantitativo e qualitativo.
Em suma, o desenvolvimento econômico é um processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo período de tempo. A renda nacional real refere-se ao produto total do país de bens e serviços finais, expresso não em termos monetários, mas sim em termos reais: a expressão monetária da renda nacional deve ser corrigida por um índice apropriado de preço de bens e consumo e bens de capital. E, se o ritmo de desenvolvimento é superior ao da população, então a renda real per capta aumentará. O processo implica a atuação de certas forças, que operam durante um longo período de tempo e representam modificações em determinadas variáveis. Os detalhes do processo variam sob condições diversas no espaço e no tempo, mas, não obstante, há algumas características comuns básicas, e o resultado geral do processo é o crescimento do